Curso de formação de brigada de incêndio
Em uma situação de incêndio, o brigadista tem um papel fundamental para o controle do fogo, sendo o responsável por minimizar os efeitos de forma rápida e precisa, sem descuidar da segurança, buscando reduzir os custos e as perdas causados por acidentes envolvendo incêndios florestais e indústrias.
Mas, para que isto ocorra de maneira eficaz é necessário que haja uma preparação sobre os fatores que influenciam o comportamento dos incêndios florestais; regras de segurança; preparação de equipes; recursos humanos e materiais; técnicas de combate ao fogo; gerenciamento de risco e controle de emergência; e liderança. Estes são os conhecimentos promovidos pelo Curso de Formação de Brigada de Incêndio, que realizamos desde 2012, segundo Silvamar Santos, diretor da SWG.
O treinamento possui vital importância para a segurança dos trabalhadores e do local de trabalho, bem como para a proteção ambiental de nossas florestas, pois estabelece um elo de ligação entre as normas técnicas aplicáveis e os instrumentos usados no combate aos incêndios florestais.
Silvamar Santos
O principal objetivo do curso é produzir conhecimento técnico à colaboradores de empresas, e assim contribuir para que os brigadistas exerçam sua função de forma segura e eficiente. O treinamento também ensina técnicas para que todos os trabalhadores abandonem o local de incêndio de forma apropriada e com segurança, evitando maiores danos.
O treinamento da SWG engloba conceitos técnicos de acordo com a NR23 e as normas estaduais do Corpo de Bombeiros, além de Conceitos Básicos do Fogo; Incêndio Florestal e Queima Controlada; Fogo; Material Combustível; Queimada; Queima Natural Controlada; Triângulo do Fogo; Fases da Combustão; Mecanismos de Transferência de Calor; Condução; Convecção; Radiação; Comportamento dos Incêndios Florestais; Tipos de Combustíveis, Umidade; Como as Condições Climáticas Interferem no Incêndio Florestal; Temperatura do Ar; Umidade Relativa do Ar; Ventos; Precipitação; Topografia; Altitude; Exposição; Inclinação; Local de Ocorrência; Incêndios Subterrâneos; Incêndios Superficiais; Incêndios de Copa; Formas do Incêndio; Partes do Incêndio; e Ciclo do Fogo.
Um curso que alia teorias com aptidão física, uma característica importante para os futuros brigadistas.
Um dos fatores primordiais é gostar da atividade física, pois estamos tratando de uma atuação complexa e de alto risco. Esta fase é fundamental para que haja interação entre os elementos do grupo.
Silvamar – Sócio-Diretor da SWG
Com treinamento responsável e seguindo todas as normas, o futuro brigadista estará apto a “tomar decisões críticas e fazer escolhas diretas em prol do combate seguro com os princípios de incêndios e a proteção ambiental”, garante Silvamar Santos.
Seguindo esses princípios de excelência, o nosso curso já formou mais de 2400 pessoas dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins com proficiência comprovada.
Uma das empresas que atestam a eficiência de nosso projeto é a Suzano S&A, na qual realizamos anualmente o curso de formação para brigadistas com o intuito de colaborar para a segurança das florestas, dos colaboradores, da estrutura e das operações.
Para nós, é muito importante que os nossos colaboradores saibam como combater um princípio de incêndio e proteger nossa floresta, nossa fauna e nossa flora de forma segura, priorizando a segurança da nossa operação.
Jane, departamento de segurança da Suzano.
Deseja levar o nosso curso à sua empresa?